domingo, 11 de novembro de 2012

Alimentos que dão prazer


Café
Esta bebida oferece apenas duas calorias por cada 45 ml e é dotada da capacidade de aumentar o nosso estado de alerta e a velocidade com que processamos informação. Além disso, contém uma mistura de mais de mil compostos incluindo vitaminas, minerais, composto fenólicos e alcaloides. Deve ser bebido sem açúcar para não ganhar calorias.
As pesquisas científicas têm associado o café à prevenção de doenças crónicas como a doença de Parkinson, diabetes tipo 2 e doença hepática. Esta bebida tem um elevado benefício cardiovascular. Mas, atenção, não ingira mais de três a quatro cafés expresso por dia.

Mel
O elevado teor de frutose diferencia o mel do açúcar, devido a um menor índice glicémico, provocando em consequência subidas menos acentuadas dos níveis de glicemia e insulina. Além disso, o mel é rico em polifenóis, fitoquímicos com efeito antioxidante.
O mel possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antimutagénicas. É eficaz para solucionar problemas do foro gastrointestinal. Contudo, por ser muito calórico, o mel deve ser ingerido apenas em pequenas quantidades, como substituto do açúcar

Chocolate
Apesar de ter muitas calorias devido ao seu elevado teor em gordura, o chocolate não exerce um impacto negativo no colesterol sanguíneo. Os benefícios deste alimento estão associados ao seu teor de cacau, rico em polifenóis que reduzem os processos inflamatórios contribuindo para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
O prazer que sentimos ao ingerir chocolate deve-se à cafeína, à teobromina, às aminas biogénicas e aos ácidos gordos, substâncias que mimetizam o efeito de algumas drogas canabinóides no cérebro. A opção mais saudável é o chocolate preto/negro.

Vinho tinto
Está comprovado que a ingestão moderada de vinho tinto é benéfica para a saúde cardiovascular do ser humano. Esta bebida estabelece um bom equilíbrio e sinergia entre o teor de polifenóis e a quantidade de álcool que possui, uma vez que ambos têm benefícios na vasodilatação e consequente atividade anti-esclerótica.

Cerveja
A cerveja é composta por mais de 90 por cento de água, quatro a cinco por cento de álcool e quantidades vegetais de hidratos de carbono e de fibra solúvel. É fonte de vitaminas do grupo B e alguns minerais, contendo ainda potássio e sódio, elementos benéficos.
A ingestão moderada desta bebida está associada à melhoria da saúde óssea, além de ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, pois a cerveja melhora o metabolismo lípido e glicídico.

Fonte:saude.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow my blog with Bloglovin